Cuiabá acordou bem mais fria nesta quarta-feira (24). A capital registrou o dia mais gelado de 2026 até agora, com mínima de 13,6°C e máxima de apenas 15,9°C, conforme dados da Climatempo. Para você ter uma ideia do quão intenso foi o frio, a temperatura máxima foi alcançada por volta da 1h da madrugada.
O recorde anterior da menor temperatura em 2026 tinha sido em 11 de maio, quando os termômetros marcaram 14,0°C. Desta vez, Cuiabá conquistou um duplo recorde: a menor mínima e a menor máxima do ano.
O culpado por todo esse frio foi uma forte massa de ar polar que avançou pelo centro-sul do país. A combinação desse ar frio com nuvens e chuva em partes da região manteve as temperaturas baixas durante todo o dia, mesmo quando o sol aparecia.
Cuiabá não foi a única afetada. A onda de frio atingiu com intensidade os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, derrubando os termômetros em várias capitais brasileiras como Curitiba, Florianópolis, São Paulo e Campo Grande. No Sul, o frio foi ainda mais extremo: em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, os termômetros chegaram a marcar -9,2°C, a menor temperatura registrada em todo o Brasil em 2026.
A boa notícia é que o frio está com os dias contados. Segundo a previsão, as temperaturas começam a subir gradualmente nos próximos dias, com tendência de aquecimento em Cuiabá a partir de sexta-feira (26).




