Durante evento de lançamento de sua pré-candidatura ao Senado, o governador Mauro Mendes (União) fez críticas contundentes ao cenário político polarizado que domina o Brasil. Segundo ele, a disputa constante entre direita e esquerda afasta o país de discussões verdadeiramente importantes para resolver os problemas da população.
Em fala direcionada à imprensa nesta terça-feira (23), em Cuiabá, Mendes ressaltou que as soluções para as demandas mais urgentes dos brasileiros não provêm de posicionamentos ideológicos radicais. "Não é a direita, não é a esquerda que vai colocar comida na mesa. Não é a direita ou a esquerda que vai fazer as coisas acontecerem", afirmou.
O governador caracterizou a polarização como uma "discussão insana" que tem prejudicado o país. Segundo sua avaliação, os dois polos políticos distintos não trouxeram ganhos significativos para o Brasil nos últimos anos. Para Mendes, essa batalha ideológica constante tem desviado recursos e atenção de políticas públicas fundamentais nas áreas de alimentação, saúde e infraestrutura.
Ao mesmo tempo em que critica a polarização, Mendes se posicionou claramente no espectro político. Ele se definiu como uma pessoa de centro-direita e enfatizou que nunca adotou posições de extrema direita. "Respeito as pessoas de esquerda, me considero uma pessoa de centro-direita, mas respeito todos os cidadãos", declarou.
Uma das críticas mais interessantes levantadas por Mendes diz respeito à incapacidade de muitos políticos enxergarem qualidades no campo oposto. Ele ressaltou que há pessoas que se identificam com a esquerda mas não conseguem reconhecer virtudes na direita, e vice-versa. "Tem gente que se posiciona na direita e só vê coisa ruim na esquerda", exemplificou, argumentando que essa visão maniqueísta prejudica o debate público.
O governador também aproveitou a ocasião para defender maior transparência dos partidos políticos em relação às suas propostas e posições. Na sua avaliação, uma comunicação mais clara das intenções de cada legenda facilitaria que os eleitores mato-grossenses e brasileiros fizessem escolhas mais fundamentadas.
O evento também marcou o lançamento da pré-candidatura da ex-primeira-dama Virginia Mendes à Câmara dos Deputados, reforçando o movimento político da família Mendes para as eleições próximas.




